Saber quais são os principais fatos curiosos sobre como está o cenário religioso hoje da Rússia é muito importante, pois permite que você entenda melhor como funciona esse país. Para isso, apresentamos as principais curiosidades para você, desde quais são as religiões presentes no país atualmente até como é as cerimônias. 

Conheça os fatos mais curiosos sobre o cenário religioso da Rússia

A Rússia possui o maior território do mundo além de fazer divisa com mais países em comparação aos demais. Atualmente a Rússia possui mais de 144 milhões de pessoas residindo no país.

Mas afinal, qual é o cenário religioso da Rússia, qual é a religião predominante e como funciona dentro das igrejas? Fique tranquilo, pois tudo isso você vai descobrir a seguir.

Embora muitas pessoas achem que na Rússia não existe religião, que as pessoas são todas atéias, saiba que existem sim igrejas espalhadas por todo território russo. Confira a seguir com mais detalhes quais são as 6 curiosidades!

A maioria é ortodoxa

Antes de mais nada, saiba que a igreja ortodoxa é diferente da católica, mas que possui algumas semelhanças. Isso porque possui um padre que celebra os cultos e tem quadros com a imagem de Maria com o Menino Jesus dentro das igrejas e em suas casas.

Dessa forma, cerca de 81% dos russos são ortodoxos, enquanto que apenas 7,7% são mulçumanos e 9,5% dos adultos não se consideram de nenhuma religião. Sendo assim, outros tipos de religiões são bem raros de ser encontradas no país de forma que se manifestem em público, como a religião católica e as demais.

A igreja não tem poder com o governo

Além disso, atualmente a igreja ortodoxa, embora tenha um grande número de fiéis, não possui poder algum sobre o governo em relação à participação nas tomadas de decisão. Portanto, durante a legalização do aborto na Rússia, a igreja foi contra, mas não conseguiu impedir que o governo aprovasse a lei. 

Frequentam pouco a igreja

Outra curiosidade sobre o atual cenário religioso da Rússia é que diferente do Brasil, em que as pessoas independente da religião que sigam participam com frequência, na Rússia não é assim. De acordo com pesquisas realizadas no país, apenas 6% das pessoas que se consideram ortodoxas vão à igreja mais de uma vez no mês.

Como também, observou-se que as pessoas que mais frequentam os eventos religiosos da igreja ortodoxa são as mulheres e pessoas que têm mais de 60 anos. Apenas 35% das pessoas vão pelo menos uma vez nos cultos ortodoxos. 

Algumas igrejas são usadas como museu

Ainda relacionado ao tópico em que a religião na Rússia, seja ela ortodoxa ou muçulmana não possui poder algum junto com o governo, saiba que existem muitas igrejas que atualmente servem de museus. Isso mesmo, os líderes ortodoxos lutam na justiça para conseguirem de volta às igrejas para celebrar seus cultos, mas ainda não conseguiram.

Um dos fatos que leva o governo russo a não querer liberar as igrejas é devido a grande quantidade de turistas que visitam as catedrais. Logo, esses turistas precisam pagar uma taxa para entrar na igreja, de modo que gera um lucro para o estado russo.

As pessoas precisam ficar em pé

Embora os anos tenham se passado desde o desmembramento da igreja ortodoxa da católica, ela surgiu a partir da igreja católica. Saiba que até hoje as pessoas precisam ficar em pé durante a celebração e o padre de costas para os fiéis durante a missa.

Mas, sempre ficam disponíveis cadeiras para que algum idoso precise sentar ou caso ocorra algum imprevisto, como alguém passar mal, por exemplo. Dessa maneira, as igrejas não possuem bancos.

As mulheres devem usar o véu

Por fim, saiba que as mulheres devem usar véu para ficar dentro da igreja. Apesar de estarmos vivendo no século XXI, a igreja ortodoxa é muito rígida com seus dogmas, assim como a muçulmana.