Milhares de pessoas anualmente buscam promoções de voos para Israel, lugar sagrado e religioso. Algumas curiosidades sobre Israel podem surpreender. O berço do povo judeu é a Terra de Israel. Ali foi encenada uma parte significativa da longa história da nação, cujos primeiros mil anos estão registrados na Bíblia; ali se formou sua identidade cultural, religiosa e nacional; e ali, sua presença física foi mantida ao longo dos séculos, mesmo depois que a maioria foi forçada ao exílio. 

Durante os muitos anos de dispersão, o povo judeu nunca rompeu nem esqueceu seu vínculo com a Terra. Com o estabelecimento do Estado de Israel em 1948, a independência judaica, perdida 2.000 anos antes, foi renovada.

Conheça as melhores promoções de voos para Israel e suas curiosidades

Veja abaixo algumas companhias aéreas que oferecem promoções de voos para Israel. Escolher com antecedência é a melhor opção para encontrar as melhores promoções de passagens aéreas e realizar esse sonho de conhecer as terras sagradas de Israel. As melhores companhias aéreas são: Aircanada, Emirates, Latam, Turkish Airlines, Lufthansa, Tap Air Portugal, El Al e Iberia.

Uma vez escolhida a companhia para comprar as passagens áreas, vale lembrar que no início da história de Israel, Deus colocou a nação em um relacionamento com Ele que nenhuma outra nação teve o privilégio de desfrutar. Em conjunto com esse relacionamento, Moisés fez as seguintes declarações:

Porque tu és povo santo ao Senhor teu Deus; o Senhor teu Deus te escolheu para ser um povo especial para si, acima de todos os povos que estão sobre a face da terra (Dt. 7:6; cf. 10:15; 14:2).

E o Senhor te declarou hoje para ser o seu povo peculiar. E para te exaltar sobre todas as nações que ele fez, em louvor, e em nome, e em honra, e para que sejas um povo santo ao Senhor teu Deus, como tem falado (26:18-19).

1. A Terra de Israel Foi Dada a Abraão e Seus Filhos

Em mais de um lugar no livro de Gênesis , Deus promete a Terra de Israel (então conhecida como a Terra de Canaã a Abraão e seus filhos. Esta promessa é reiterada ao seu filho Isaac, e ao neto Jacob, o progenitor do povo judeu. Permanece em vigor até hoje, e Israel continua sendo a herança eterna da Nação de Israel.

2. É o topo do mundo

Pouco depois de Abraão e Sara chegarem a Canaã, uma fome os obrigou a partir para o Egito. A Escritura descreve esta viagem como uma “descida”. Os sábios observam que Israel é (metaforicamente) mais alto do que todas as outras terras, tornando a viagem para Israel uma subida e deixando-a uma descida. 

Aqueles que retornaram a Israel no tempo de Esdras e Neemias são chamados de olei Bavel (“ascendentes [de] Babilônia”), e na linguagem moderna a mudança para Israel é chamada de aliá (“ascensão”).

3. Geralmente é proibido deixar Israel

Israel é a terra santa, e a lei judaica proíbe um judeu de deixá-la a menos que tenha uma boa razão, que pode incluir: estudar Torá, casar-se ou por razões financeiras urgentes. Depois de atingir esses objetivos, deve-se retornar a Israel. 

4. Possui Várias Fontes de Água

A Torá descreve a Terra de Israel como “uma terra com riachos de água, fontes e profundezas, que emergem em vales e montanhas”. Abençoado com uma abundância de água, fica a leste do mar Mediterrâneo. 

Em seu canto nordeste fica o Kinneret (Mar da Galiléia), que deságua no rio Jordão, que por sua vez deságua no Mar Morto no sudeste. Como o Mediterrâneo e o Mar Morto são salgados, o suprimento de água doce é limitado, levando o Israel moderno a se tornar líder na indústria de dessalinização.

5. Suas fronteiras não são as mesmas do Israel moderno

A Torá descreve as fronteiras da Terra de Israel, que foram posteriormente expandidas pelo Rei Salomão. Parte dessa área, a leste e norte, fica na atual Jordânia, Síria e Líbano. Por outro lado, as fronteiras meridionais do atual Israel podem muito bem ultrapassar os limites históricos da Terra Santa.

6. Beijar o chão tem uma longa história

Ao desembarcar na pista do aeroporto Ben Gurion, em Israel, não é incomum ver passageiros beijando o chão. Esta é uma tradição antiga no judaísmo. Nas palavras de Maimônides , 15 “Grandes sábios beijariam as fronteiras de Eretz Yisrael , beijariam suas pedras e rolariam em seu pó. Da mesma forma, as Escrituras declaram: 16 ‘Eis que os teus servos apreciam as suas pedras e acariciam o seu pó.'”

7. As pessoas querem ser enterradas lá

Antes de sua morte no Egito, Jacó pediu a seu filho José que transportasse seu corpo para ser enterrado em seu túmulo ancestral em Hebron. De acordo com o Talmud , ser enterrado na Terra de Israel traz uma certa medida de expiação ao falecido. Além disso, no futuro, os mortos voltarão à vida em Israel. Os corpos daqueles que estão enterrados fora de Israel cavarão pela terra até chegarem à Terra, e então suas almas serão reintegradas em seus corpos. Ser enterrado na Terra Santa exclui a necessidade desse processo.