Ad

Você sabia que existem mais de vinte diferentes nomes de Deus na Bíblia? Cada um deles é usado para descrever uma questão diferenciada de seu personagem de várias facetas. Veja, a seguir, algumas das possibilidades encontradas na Bíblia e seus significados.

Conheça os diferentes nomes de Deus na Bíblia e seus significados

Deus se revelou aos homens através da Bíblia sob vários nomes. Identificamos doze principais que nos lembram as diferentes qualidades e caráter de Deus. Você pode invocá-lo usando esses nomes, dependendo da situação em que se encontra.

Nomes próprios

Elohim: Significa “Criador, poderoso e forte” (Gênesis 17:7) Este é um dos nomes mais antigos do Deus do Apocalipse.

El-Elohe: Significa “poderoso, forte e preeminente” (Is 9:6). El pode trazer um significado de “poder, força”, como em “minha mão é forte o suficiente para machucá-lo” (Gn 31:29).

El-Shaddai: Significa “Deus Todo-Poderoso”, o “Poderoso de Jacó” (Salmo 132:2-5). Este nome refere-se a toda a grandiosidade da força suprema de Deus sobre todas as coisas.

Adonai: Significa “Senhor Eterno” (Juízes 6:15) – Este nome é utilizado no lugar de YHWH, uma palavra considerada sagrada entre os judeus.

YHWH/Yahve/Jeová: Significa “O Eterno” (Deuteronômio 6:4) Este nome foi revelado a Moisés em Êxodo 3:14 : “Eu sou o que sou”. Indica assim uma presença. Javé está presente e próximo de quem o invoca. Quem a procura sempre acaba encontrando.

Substantivos qualificáveis

Yahweh-jireh: Significa “O Senhor proverá” (Gênesis 22:14). Este é o nome usado por Abraão assim que Deus providenciou um carneiro para substituir seu filho para a sacrificação.

Yahvé-Nissi: Significa “o Senhor minha bandeira” (Êxodo 17:15). Este nome é a comemoração do fato vitorioso no deserto contra os amalequitas em Êxodo 17.

Yahvé-M'Kaddesh: Significa “o Senhor que vos santifica, que vos santifica” (Levítico 20:8) – Não é a lei que purifica, mas Ele e somente Ele.

Yahweh-Shalom: Significa “o Senhor nossa paz” (Jz 6:24). Esse nome foi revelado ao altar, por Gideão, que foi construído por ele depois que o Anjo do Senhor lhe garantiu que não iria morrer posteriormente ao vê-lo, ao contrário do que ele pensava.

Yahvé-Tsidkenu: Significa “O Senhor, nossa justiça” (Jr 33:16). Tal como ocorre com Yavhe-M'Kaddesh, é somente Deus que faz justiça ao homem, exclusivamente no indivíduo de seu Filho Jesus Cristo.

Yahweh-Rohi: Significa “o Senhor nosso Pastor” (Sl 23:1). Este nome foi dado pelo Rei Davi, ele mesmo um antigo pastor no Salmo 23:1 : “Yahvé-Rohi é meu pastor. Não vou perder nada”.

Yahweh-Rapha: Significa “O Senhor que cura” (Êx 15:26). O Senhor é o nosso Deus curador, tanto do corpo como da alma.

Yahweh-Shamma: Significa “o Senhor está aqui” (Ezequiel 48:35). É a nomenclatura dada a Jerusalém e seu templo, indicando que a glória do Senhor, que a havia deixado no passado, estava de volta (Ezequiel 44:1-4).

El-Olam: Significa “Deus da Eternidade” (Salmo 90:1- ). Sim, a natureza de Deus não tem começo nem fim, está além das restrições de tempo e espaço e tem em si a razão de ser do tempo.

Yahweh-Sabaoth: Significa “O Senhor dos Exércitos” (Is 1:24). Esta nomenclatura é a expressão do poder, da majestade e autoridade de Deus e apresenta a capacidade Dele em realizar o cumprimento do que foi prometido.

El-Elion: Significa “Deus Altíssimo” (Dt 26:19). Esta nomenclatura revela a exaltação e reino absoluto de Deus.

EL-Roi: Significa “Deus que vê” (Gênesis 16:13). Este nome foi dado a Deus por Agar, solitária e cheia de desespero no deserto, após ter a expulsão por Sara (Gênesis 16:1-14).

El-Gibhor: Significa “Deus poderoso” (Is 9:). Esta é a nomenclatura que faz a descrição de Messias Jesus, em uma passagem profética do livro de Isaías.

As facetas de Deus

O estudo de toda a nomenclatura de Deus, é em si uma fonte inesgotável de alento, porque Deus, o Deus de toda a eternidade, revela-se por sua vez, para ser aquele que provê, aquele que cura, aquele que vive eternamente, nossa bandeira, nosso refúgio, nosso pastor, nossa paz, nossa justiça, nossa proteção, O Todo-Poderoso. São tantas facetas que Deus escolheu para nos deixar descobrir através de sua palavra.