App e Religião Hindu: Conheça os aplicativos sobre o Hinduísmo

O app e religião hindu cooperam para que muitos fiéis do mundo todo tenham acesso às suas ideias, a partir do smartphone.

O hinduísmo, nascido no vale do Ganges há mais de 2.000 anos, é hoje a religião de 80% dos habitantes da Índia. Está presente nas diásporas indianas e também em algumas terras que já estiveram sob a influência cultural da Índia, como a ilha de Bali, na Indonésia, cujos milhões de habitantes são majoritariamente hindus.

Com mais de um bilhão de adeptos

É a terceira religião do planeta depois do cristianismo e do islamismo, mas é intimamente identificada com a Índia, muitas vezes chamada de Hindustão (país do hinduísmo).

Para ter acesso a todas as informações sobre a religião, o ideal é baixar o app e ter acesso a todos os recursos disponíveis.

O Panteão Hindu é construído em torno de uma trindade de deuses, o Trimurti, composto por Brahma, o criador, Shiva, o destruidor e Vishnu, o preservador dos mundos.

Todos os deuses emanam de Brahman, um princípio divino fundamental, eterno e incriado.

O hinduísmo professa que o ser humano pode encontrar a libertação na devoção absoluta a uma divindade (bhakti) e não apenas na renúncia mundana e no ascetismo.

Ele cultiva a ideia de uma ordem cósmica e social, o dharma, que define os deveres aos quais os homens estão vinculados. Estes são submetidos de acordo com suas boas e más ações a renascimentos perpétuos, karma, até que consigam se fundir na própria substância do universo, Brahman, isto é, Deus, do qual o panteão hindu é apenas a manifestação.

A divisão social em quatro castas ou "varna" (de uma palavra que significa cor) deriva desta fé: no topo da escala social estão os brâmanes, especialistas em ritos, sacerdotes e professores, depois os kshatriya ou kshatria (guerreiros), os vaiçya ou vaisa (trabalhadores) e os çudras ou sudra (servos).

Para entender mais sobre a Religião Hindu, baixe o app.

Os brâmanes teriam saído da boca do deus Brahma, os kshatriyas de seus braços, o vaisa de suas coxas e o sudra de seus pés.

Cada uma dessas castas se divide em uma infinidade de subcastas, às vezes próximas a corporações de ofício, que diferem de acordo com as regiões. Nascemos numa casta e só a morte e a reencarnação nos permitem escapar dela.

Restam os párias ou "intocáveis" , comumente desprezados (cerca de 15% da população indiana): são conhecidos no Ocidente sob o nome de párias (da palavra tâmil que os designa).

Gandhi, por compaixão, os chamou de 'Harijan' (filhos de Deus). Eles mesmos reivindicam o apelido de “Dalit” (oprimido em hindi). Situadas fora da escala de castas, tradicionalmente confinadas a tarefas consideradas as mais impuras: limpar latrinas, recolher lixo

ortodoxo Hindu

Um ortodoxo hindu ainda considerava há alguns anos que o simples contato com a sombra de um intocável bastava para contaminar um brâmane, que então tinha que ser purificado. Saiba mais sobre a doutrina Hindu através dos aplicativos disponíveis.

©oracaoefe.com.  All Rights Reserved