O App Parkinson auxilia no cuidado de pessoas que sofrem da doença. Trata-se de um problema neurodegenerativo progressivo, caracterizado pela destruição de certos neurônios cerebrais e pelo acúmulo de aglomerados de proteínas tóxicas para as células nervosas. Em razão do progresso feito nos últimos anos, os processos fisiopatológicos em ação são mais bem compreendidos. 

Em última análise, essas descobertas devem levar ao desenvolvimento de tratamentos capazes de interromper ou retardar a progressão da doença, assim como os aplicativos de smartphones.

App Parkinson baixar

As novas tecnologias são cada vez mais aclamadas no acompanhamento de pessoas com perda de autonomia. Perante a extensão da oferta, o App Parkinson ajuda as pessoas com doenças neurodegenerativas a escolher a aplicação móvel que melhor se adapta às suas necessidades.

Através da interação dos usuários com seu smartphone, este App Parkinson visa determinar as características indicativas de um desenvolvimento precoce da doença (através de uma mensagem, uma selfie, etc.).

A originalidade e interesse do projeto, é que o aplicativo está disponível ao maior número de pessoas possível. Este aplicativo, em conexão com as modernas ferramentas de comunicação, faz sentido diante desta doença. Quanto mais cedo for detectado, mais o perfil evolutivo pode ser modificado. 

O app está disponível nas versões iOS e também para Android.

Como funciona o App Parkinson

A inteligência artificial é usada para desenvolver algoritmos capazes de identificar os sinais associados à doença ao usar o smartphone. Com o App Parkinson, isso é facilitado, além de proporcionar inúmeras facilidades ao usuário, na busca da qualidade de vida.

Como lembrete, hoje, na ausência de um teste diagnóstico confiável e precoce, a estratégia é identificar pessoas que ainda não desenvolveram os sintomas característicos, mas que apresentam um perfil de risco aumentado para a doença: por exemplo, portadores de um gene implicado na doença, ou aqueles com vários sinais de alerta, incluindo sonhos muito animados e até violentos à noite. 

Em última análise, este aplicativo alertará os médicos com bastante antecedência sobre os sintomas geralmente visíveis na consulta para tratamento precoce.

É possível usar novas tecnologias para reduzir a frequência de quedas em pessoas com doença de Parkinson? Com o desenvolvimento deste aplicativo, o desafio pode ser cumprido.

Cuidados com os distúrbios motores a outros sintomas

A doença de Parkinson é uma doença crônica, de evolução lenta e progressiva, cujo início é insidioso. A fase pré-clínica da doença, antes do aparecimento dos primeiros sintomas, provavelmente dura vários anos. Durante esse período, o cérebro compensa a queda de dopamina por meio de processos de plasticidade, permitindo o funcionamento normal do cérebro. Os pacientes permanecem assintomáticos até que 50-70% dos neurônios dopaminérgicos sejam destruídos e o cérebro não seja mais capaz de compensar. 

Com o App Parkinson, a evolução da doença é medida quase continuamente. O aplicativo usa a tela sensível ao toque do microfone e toda sua tecnologia para julgar a intensidade dos tremores, a voz, mas também a marcha e o equilíbrio do paciente. Ele busca entender com mais precisão qual é a natureza das crises, como reage aos medicamentos e como melhor prescrevê-los. 

“Antes desses tipos de estudos, tínhamos muito poucos dados sobre como essas pessoas funcionavam aos sábados e domingos porque os pacientes não vinham à clínica nos finais de semana. Também tínhamos muito poucos dados sobre a saúde de pessoas com Parkinson às 2h ou 23h porque, a menos que sejam hospitalizadas, geralmente não são atendidas em clínicas nesses horários”, dizem os especialistas.

Um sistema de auto-reabilitação baseado no ritmo da música

Pacientes com doença de Parkinson apresentam dificuldade para caminhar, pois dão pequenos passos, andam em velocidade lenta e podem desenvolver imobilidade súbita e breve. Gradualmente, essas dificuldades motoras podem causar quedas mais ou menos graves.

A lentidão dos movimentos ou bradicinesia é um sintoma específico da doença de Parkinson. Sendo os movimentos difíceis de iniciar, são por isso mais raros: o caminhar é lento com pequenos passos, o rosto permanece impassível e o piscar dos olhos diminui. Os movimentos podem se tornar temporariamente impossíveis (acinesia) com imobilidade breve e repentina.

Trata-se de uma estimulação auditiva rítmica que irá melhorar a marcha e reduzir episódios de quedas em pessoas com doença de Parkinson. Enquanto ouve a música, o paciente é solicitado a caminhar seguindo o ritmo regular. E essa é uma das possibilidades do App Parkinson.