“Deus, onde você está? Eu preciso de você. Quero você. Como posso encontrar você?” É este o clamor sincero do seu coração? Você deseja alcançar Deus e tocá-lo, mas parece que não consegue encontrá-lo?

Você não é o único. Em todos os lugares e em todos os momentos, os homens fizeram perguntas semelhantes. Dois mil anos atrás, um jovem rico veio correndo a Jesus e perguntou-lhe: “Bom mestre, o que devo fazer para herdar a vida eterna?” 

No dia de Pentecostes, Pedro estava pregando e o povo lhe perguntou: “O que faremos?” ou “como podemos encontrar Deus?” A turbulência de nosso mundo conturbado hoje é o clamor tácito por Deus e seu amor.

Como encontrar a Deus?

Todos os humanos precisam encontrar Deus. Nossos corações ficarão perturbados a menos que descansem nele. A única maneira de obter descanso para sua alma e paz de espírito é encontrar Deus e andar com ele. Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados ​​e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28).

Sabendo que Deus nos criou para si mesmo, percebemos nossa necessidade. Não somos todos iguais; no entanto, todos nós somos feitos à sua imagem e semelhança (Gn 1:26). Somos criados com uma alma vivente que deseja viver em harmonia com nosso Criador. 

“Como o cervo anseia pelos riachos, assim minha alma anseia por você, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo” (Salmo 42.2, 3). Somente o Deus vivo pode satisfazer a alma vivente do homem.

Todos os humanos precisam encontrar Deus. Nossos corações ficarão perturbados a menos que descansem nele. A única maneira de obter descanso para sua alma e paz de espírito é encontrar Deus e andar com ele. Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados ​​e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28).

Sabendo que Deus nos criou para si mesmo, percebemos nossa necessidade disso. Não somos todos iguais; no entanto, todos nós somos feitos à sua imagem e semelhança (Gn 1:26). Somos criados com uma alma vivente que deseja viver em harmonia com nosso Criador. 

“Como o cervo anseia pelos riachos, assim minha alma anseia por você, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo” (Salmo 42.2,3). Somente o Deus vivo pode satisfazer a alma vivente do homem.

Davi expressou as profundezas de sua alma dizendo: “Não me faltará” (Sl 23:1). Deus supriu sua necessidade. Ele estava satisfeito, pois conhecia a paz que a criatura experimenta ao encontrar seu Criador. “Porque saciou a alma sedenta, encheu de bens a alma faminta” (Salmo 107.9).

Deus é real. Mesmo que você não veja Deus, você não o entenda, e você não o encontre, isso não muda o fato irrevogável de que Deus é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Deus existe! Nunca duvide disso. Acredite firmemente em sua existência e tenha certeza de que ele te ama.

Deus está em todo lugar!

Jesus diz à mulher junto ao poço de Jacó que Deus é Espírito e pode ser encontrado em qualquer lugar, a qualquer hora. Ele não está confinado aos céus distantes e Sua presença não se limita aos lugares de adoração. Você pode encontrá-lo no mar, nas montanhas, no vale, no céu, em casa ou em qualquer lugar. Neste momento, ele o cerca.

Jacó, um homem de Deus, disse: “Certamente o Senhor está neste lugar, e eu não sabia!” Muitas vezes estamos absortos nas coisas deste mundo e, embora esteja próximo de nós, não o conhecemos. Esperamos encontrá-lo dramaticamente e deixar de reconhecê-lo em um “sussurro suave e leve” interior (Reis 19.9-13). Pare, olhe, ouça, e com fé veremos, ouviremos e entenderemos.

Você não precisa tatear para buscar a Deus. Ele não está se escondendo, ele está esperando por você. Antes de você começar a procurá-lo, ele estava esperando por sua busca. Ele quer recebê-lo em sua família, onde ele vai amar e cuidar de você pessoalmente. 

Você está preocupado, perdido no pecado, confuso, culpado ou infeliz? Você tem medo de morrer? É Deus quem te chama, porque ele não quer que você se desvie. Esta pode ser a primeira chamada; pode ser o último. “Oh! se você pudesse ouvir a voz dele hoje! Não endureça o seu coração” (Salmo 95.7, 8).

Todos nós pecamos. “Não há justo, nem um sequer” (Romanos 3:10). Deus é santo e odeia o pecado. Ao entrar na presença de Deus, somos movidos a agir contra nossos pecados conforme ele nos ensina em sua Palavra. 

Uma vida honesta e boa nunca expiará nossos pecados e não será suficiente para nossa salvação. Nada além do arrependimento sincero nos desviará de nossos pecados.

Em seu grande amor, Deus preparou um caminho para encontrá-lo. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). 

Cristo é o caminho para Deus! Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6). Quando o carcereiro perguntou: “O que devo fazer para ser salvo?” o apóstolo Paulo respondeu: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo” (Atos 16:30-31).