Afinal, como ler a Bíblia? Para muitos, ler a Bíblia é um refúgio para tirar palavras de conforto ou encontrar algo para guiar sua vida. Mas é verdade, ler a Bíblia de uma só vez está longe de ser fácil. Por que não lê-lo em “pequenos pedaços”? Os leigos não são os únicos a fazê-lo. Também entre os religiosos, a Bíblia é lida desta forma, seguindo a liturgia.

13 dicas para você considerar em como ler a Bíblia

Aqui estão algumas dicas para querer abrir a Bíblia ou continuar de onde parou. A aventura é um pouco louca, quando você sabe que são 73 livros, cobrindo quase 2.000 anos de história. Mas essas dicas, a seguir, ajudam você a evitar ficar confuso ou abandonar a leitura.

1. A Bíblia não deve ser lida, mas ouvida

Parta com confiança nos textos e em seus autores, confiança também no Espírito que paira sobre cada escrito. Não veja esses textos como livros antigos, mas como livros vivos, que falam.

2. Não procure uma mensagem moral

Este não é um livro para nos oferecer regras morais. Para isso temos os dez mandamentos, basta! No centro deste livro está o homem em busca de Deus. Cada página visa compreender e revelar o mistério do homem lutando com o mistério de Deus. E suas consequências…

3. Procurando Jesus

Lemos a Bíblia para entender se Jesus é realmente o Senhor. Para nós cristãos, essa perspectiva é fundamental. Encoraja-nos a ver como todas as palavras deste texto encontram o seu cumprimento e o seu significado na pessoa de Jesus.

4. Veja o ser humano

O livro deve ser entendido como um livro humano. É um livro escrito por homens que falam sobre homens e suas histórias, tentando entender a humanidade à luz da fé em Deus. Essa humanidade é incrível. É a de Jesus, seu momento culminante.

5. Aceite seus limites

A Bíblia tem seus limites. Não é um livro perfeito. Há pecados e infâmias, mas também erros, inconsistências e sobretudo visões limitadas do homem e de Deus. É um livro em constante evolução que revela gradualmente a face de Deus, com grandes saltos e alguns retrocessos.

6. Leia todos os dias

A Bíblia deve ser lida diariamente. Você tem que entrar em um ritmo de escuta diária, onde a constância dá lugar à curiosidade e à paixão.

7. Leia em pequenos pedaços

A Bíblia deve ser lida aos poucos, para facilitar a assimilação do que acabou de ser lido. E não é necessário entender cada palavra do texto, mas apreender o aspecto que mais chama nossa atenção e pode ser útil para avançar em nossa jornada.

8. Leia sem medo

Não há motivo para ter medo de errar na interpretação do texto, basta ouvir com atenção e sinceridade. O Espírito está no texto, mas também em nosso coração.

9. Tenha um bom material de leitura

Também precisamos de bons meios de comunicação para nos acompanhar na leitura. Por exemplo, é importante ter uma boa edição, com comentários e notas sobre o texto. Sobre este assunto, encontra-se na rede e nas livrarias uma grande quantidade de comentários bíblicos.

10. Ler juntos

A leitura pessoal é boa e importante, mas a leitura comunitária também. Confrontar e compartilhar com alguém que está acostumado a lê-lo nos ajuda e nos apoia nessa jornada. Não importa que os outros saibam mais do que nós porque são mais avançados do que nós em sua jornada. Este exercício não deve nos desencorajar, mas apenas nos inspirar.

11. Ler, mas também escrever

A Bíblia deve ser lida, mas também escrita. O uso de um caderno para registrar as frases que nos impressionam e as reflexões que surgem da leitura é muito útil, principalmente no início.

12. Sempre orar

Devemos orar enquanto lemos a Bíblia. Antes, durante e depois da leitura, a oração é o sinal e o apoio de quem quer ouvir a Deus. Comece usando a oração dos salmos, recitando no início apenas aqueles que mais nos agradam. Isso é muito importante.

13. Alegre-se em cada descoberta

Quando começamos a nos maravilhar com certas coisas que lemos, a nos maravilharmos, é porque estamos a ponto de entender que a semente que Deus plantou no outono da leitura cansativa é dar os frutos de uma primavera florescente.