Ser mais paciente é imprescindível para vivenciar sua espiritualidade de forma íntegra. Coisas ou situações que fazem você perder a paciência são chamadas de gatilhos de impaciência. Quais são os gatilhos no seu caso? Seriam principalmente certas pessoas, como seu cônjuge, pais ou filhos?
Ou melhor, a questão da pontualidade: esperar pelos outros ou chegar atrasado, por exemplo? Ou o efeito da fadiga, fome, sono ou estresse? Você perde a paciência com mais frequência em casa ou no trabalho? Por que é útil identificar esses gatilhos?
O sábio Rei Salomão da antiguidade escreveu: “O sábio vê a calamidade e se esconde; os ingênuos ignoram e têm que pagar o preço” (Provérbios 22:3). De acordo com este provérbio bíblico, se você antecipar ou “ver” um ataque de impaciência chegando, você será capaz de evitá-lo. A princípio, cultivar a paciência pode exigir um esforço consciente, mas com o tempo isso virá naturalmente para você.
Simplifique sua vida para ser mais paciente
Você não pode fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Nosso cérebro não consegue focar em várias coisas ao mesmo tempo. Com o tempo, a dispersão enfraquece a capacidade de concentração, o que corrói qualidades como paciência, tenacidade, bom senso e capacidade de resolver problemas.
Não é fácil exercitar a paciência quando você está estressado por ter muitas coisas para fazer, muitos lugares para ir, muitas pessoas para contatar. No fundo, a maioria de nossas reações impacientes se deve ao estresse.
Então, aproveite para viver.
Aproveite o tempo para formar algumas amizades profundas em vez de cultivar amizades superficiais com uma grande rede de pessoas. Gerencie bem seu tempo e defina suas prioridades com sabedoria. Cuidado com hobbies e gadgets demorados.
Para simplificar sua vida, talvez seja necessário revisar sua programação diária. O que você pode clarear ou podar? Uma máxima bíblica afirma: “Para tudo há um tempo determinado, um tempo para guardar e um tempo para jogar fora.” (Eclesiastes 3:1, 6). Pode ser hora de você eliminar atividades demoradas para que você não fique muito ocupado para ser paciente.
Seja realista
Tenha uma visão realista da existência. Primeiro, as coisas na vida nem sempre acontecem tão rápido quanto você espera. Reconheça que o tempo tem seu próprio ritmo e que esse ritmo não é o que você espera. Isso é paciência.
Em segundo lugar, lembre-se de que nem sempre você pode controlar a situação. “Os mais rápidos nem sempre vencem a corrida”, escreveu Solomon. Os mais corajosos nem sempre alcançam a vitória em uma luta.
Os mais sábios nem sempre ganham a vida facilmente. Os mais inteligentes nem sempre são ricos. Nem sempre os mais instruídos são homenageados. Na verdade, todos conhecem a felicidade e a infelicidade. Não, os humanos não sabem o que vai acontecer com eles. ” — Eclesiastes 9:11, 12 , Palavra de Vida.
Em vez de perder a paciência com situações que você não pode controlar, tente identificar o que você pode controlar. Por exemplo, em vez de ficar com raiva quando um ônibus ou trem está atrasado, tente encontrar outra maneira de chegar ao seu destino.
Até mesmo ir a pé seria melhor do que ceder à impaciência e à irritação. Se a única solução for esperar, use os minutos que você tem para fazer algo produtivo, como ler um livro construtivo ou anotar seus planos.
A questão é que não adianta se preocupar com coisas que você não controla. Como a Bíblia diz com razão, “não é por se preocupar que você pode acrescentar um único dia à sua vida! ” — Lucas 12:25 , Palavra de Vida.
Desenvolva sua espiritualidade
Muitos que acreditam na Bíblia descobriram que, por aplicar seus princípios, podem cultivar a paciência. De acordo com este livro sagrado, é mais provável que uma pessoa espiritual exiba paciência, bem como outras qualidades importantes, como amor, alegria, paz, mansidão e autocontrole (Gálatas 5:22, 23).
A Bíblia recomenda: “Não estejais ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, por oração e súplica, com ação de graças, fazei conhecer as vossas petições a Deus; e a paz de Deus, que excede todo pensamento, guardará os vossos corações e as vossas faculdades mentais. (Filipenses 4:6,7). Estude a Bíblia: você aprenderá a ser menos preocupado e mais paciente.
Meu nome é Maria. Sou apaixonada por teologia e escrevo sobre o mundo religioso há 5 anos. Sou curiosa e pesquiso tudo sobre as religiões mundo afora. Adoro pesquisar sobre as curiosidades que norteiam as mais variadas doutrinas em diferentes países e idiomas. Hoje, sou redatora e amo compartilhar meu conhecimento no portal Oração e Fé.