Espírito Santo ─ Desde o início do Gênesis, o sopro de Deus (ruah, em hebraico) é designado como sinal e princípio de toda a vida, inclusive para Adão que se torna vivo quando Deus sopra nele um “sopro de vida” (Gn 2,7). 

O que a Bíblia diz sobre o Espírito Santo

Jesus enviou o Espírito Santo depois que ele deixou a terra. É para o nosso bem que Jesus foi embora e enviou o Espírito Santo. O Espírito Santo é nosso defensor. O Espírito Santo nos convence do pecado. O Espírito Santo é o Espírito da verdade e nos conduz a toda a verdade. O Espírito Santo revela a glória de Jesus.

O Espírito Santo é o próprio Deus (e não simplesmente uma ideia ou uma força) e temos um relacionamento com Ele equivalente ao que temos com Deus Pai e Deus Filho. Quando Jesus subiu ao céu, ele não nos deixou sozinhos. 

Em vez disso, Ele nos enviou o Espírito Santo para habitar em nós, nos encher, nos guiar e nos fortalecer. Ele não nos deixou órfãos. Pelo contrário, o Espírito Santo é sua presença constante conosco.

Viver pelo Espírito Santo

A chave para a vida cristã vitoriosa não é dobrar nossos esforços. A chave não é apenas fazer mais “atividades cristãs” apenas por fazê-las. Embora a leitura da Bíblia, oração, serviço cristão e atividades semelhantes sejam partes integrantes de nosso relacionamento com Deus, aumentar nossos esforços em qualquer uma dessas áreas não nos salvará nem nos dará vitória. Paulo tentou (Romanos 7), mas o resultado foi derrota e frustração.

Em vez disso, a chave é submeter-se à direção do Espírito de Deus e receber Seu poder. A essência da vida cristã é a obra de Deus em nós e através de nós, não as obras que fazemos para ele. Somos transformados à imagem de Cristo pelo poder do Espírito Santo que habita em nós.

Alguns versículos sobre a promessa do Espírito Santo

“Como estava com eles, recomendou-lhes que não saíssem de Jerusalém, mas que esperassem o que o Pai havia prometido, o que eu anunciei a vocês”, disse-lhes; pois João batizou com água, mas vocês, em poucos dias, serão batizados com o Espírito Santo. (Atos 1, 4-5)

“Ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, e ensinai-os a observar tudo o que vos ordenei. E eis que estou sempre convosco, até ao fim do mundo”. (Mateus 28, 19-20).

A vinda do Espírito Santo

“No dia de Pentecostes, estavam todos juntos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um som como um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. As línguas, como línguas de fogo, apareceram para eles, separadas umas das outras, e pousaram em cada um deles. E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem” (Atos 2, 1-4).

Caminhe com o Espírito Santo

“Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito”. –  Gálatas 5, 25.

Uma vez que recebemos o Espírito, fica claro neste versículo que há um caminho que devemos trilhar. Andar no Espírito  significa ser obediente ao Espírito. 

“Por isso digo: Andem no Espírito e não satisfarão os desejos da carne. Pois a carne tem desejos contrários aos do Espírito, e o Espírito tem desejos contrários aos da carne; eles se opõem um ao outro, para que você não faça o que gostaria. – Gálatas 5, 16-17.

“Assim, pois, irmãos, não devemos à carne para viver segundo a carne. Se você viver segundo a carne, você morrerá; mas se pelo Espírito você matar as ações do corpo, você viverá. – Romanos 8, 12-13.

“Portanto, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na rebelião…”  Hebreus 3, 7-8.

Os Resultados Quando Andamos no Espírito

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, benevolência, fé, mansidão, domínio próprio; a lei não é contra essas coisas. – Gálatas 5, 22-23.

“…a afeição do Espírito é vida e paz. – Romanos 8, 6.

“Que o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz na fé, para que abundeis em esperança, pelo poder do Espírito Santo!” – Romanos 15, 13.