Afinal, jogar na loteria é pecado? A Bíblia não condena diretamente o jogo, as apostas ou a loteria. No entanto, nos adverte sobre o perigo do amor ao dinheiro (Timóteo 6.10, Hebreus 13.5). As Escrituras também nos advertem contra “ganhos ilícitos” (Provérbios 13.11, 23.5; Eclesiastes 5.10). O jogo é claramente sobre o amor ao dinheiro e a tentação do dinheiro fácil.

Jogar na loteria é pecado?

A loteria é um jogo baseado no acaso, a probabilidade de ganhar é muito menor do que a de perder. É considerado ganância fácil. Quando se ganha após uma infinidade de fracassos, considera-se esse ganho como uma chance, não uma façanha, não um milagre ou um prodígio. 

Não é fruto do trabalho, mas sim do acaso, fruto de algo que não depende de nós. Alguns praticantes do misticismo podem atestar que muitos jogos de azar são apenas meios que Satanás usa para enriquecer seus seguidores.

Um cristão pode jogar na loteria? A resposta a esta pergunta é conhecida por muitos, pois é a bênção do Senhor que enriquece (Provérbios 10:22). Mas é o porquê da resposta que nos interessa neste artigo. Vamos listar duas razões principais pelas quais um cristão não deve jogar na loteria. Primeiro porque Deus nos recomenda trabalho e planejamento e segundo porque Ele é um Pai responsável.

1. Deus nos recomenda trabalhar

A criação testemunha a emoção que o trabalho traz a Deus. Depois de cada dia de trabalho na criação do mundo, “Deus viu que era bom” . Deus trabalhou para que pudéssemos imitá-lo.

Deus colocou nossos avós Adão e Eva no jardim para cuidar dele, a Bíblia nos ensina em Gênesis 2:15 . O apóstolo Paulo em sua segunda epístola aos cristãos de Tessalônica, exortou-os a trabalhar para ganhar o pão de cada dia (Tessalonicenses 3: 10-12).

Deus havia dito a Josué: “você terá sucesso em tudo o que empreender” Josué 1: 9, não por acaso, mas em seus empreendimentos. O sucesso para Deus é fruto de nossos esforços no trabalho. Se queremos ter sucesso a todo custo, não é jogando na loteria, mas realizando uma atividade, é formando projetos que podemos ter sucesso.

A lei da semente está ligada ao nosso sucesso. O resultado deve corresponder aos múltiplos esforços realizados, não ao acaso. Se você semear 10 sementes enquanto cuida bem de suas sementes, terá centenas de sementes no futuro. Em Eclesiastes 11:1, a Bíblia diz: “Lança o teu pão sobre as águas, porque com o tempo o encontrarás.” 

Deus quer que cuidemos da criação. Ele espera que você e eu sejamos bons mordomos de Suas obras. Assim, podemos deduzir que trabalho e planejamento são as chaves para o sucesso financeiro.

2. Deus é um Pai responsável

Como na matemática, quando uma operação é impossível de resolver em um conjunto de soluções como “R” por exemplo, pode ser possível em outro conjunto como “C”. Eu só quero te dizer que Deus é a solução do conjunto de operações impossíveis à capacidade humana. Nada é impossível com Deus.

Deus quer que tenhamos fé cega Nele. Ele é um Pai responsável, um Pai a quem pertence a terra e tudo o que nela há (Salmos 24:1). Um Pai que pode comandar um corvo (predador) para nos alimentar com pão e carne.

Isaías 49:15 “A mulher esquece o filho que ela amamenta? Ela não se compadece do fruto do seu ventre? Quando ela esquecer, eu não vou esquecer você. 

Deus nunca te esquece. Ele é um Pai que planeja o nosso bem ( Jeremias 11:29 ) e que mantém Sua promessa em perpetuidade. Quando as situações difíceis querem obscurecer a nossa fé para que nos voltemos para a incerteza, a sorte, o acaso, escrevamos este versículo na placa da estrada que nos levaria à dúvida: Número 23:19 “O que Ele disse, Ele não fará isto? O que Ele declarou, Ele não o cumprirá? 

Quando tudo é incerto, a promessa de Deus é mais do que uma certeza. Seja abençoado no Senhor.