mulheres na Bíblia que nos ensinam muito. Ao todo, a Bíblia menciona especificamente algo entre 150 a 200 mulheres individuais em suas páginas. São muitas mulheres! E, infelizmente, sabemos muito pouco sobre a grande maioria deles. Veja o que sabemos sobre algumas das principais e os seus ensinamentos.

7 mulheres na Bíblia que nos trazem lições

A Bíblia contém muitas histórias de grandes mulheres da fé com as quais podemos aprender muito, no entanto, estas são algumas entre as centenas que podemos relembrar ao longo do histórico bíblico.

1. A Mulher Virtuosa

Encontrado em Provérbios 31:10-31, a Mulher de Provérbios 31 (também conhecida como a Mulher Virtuosa, a Mulher de Valor e a Esposa de Caráter Nobre) praticamente define o padrão para muitas mulheres sobre o que significa ser uma boa mulher, mulher cristã.

A única mulher nesta lista que provavelmente não é uma pessoa real (na verdade, ela é uma descrição, dada por uma mãe a seu filho, do tipo de mulher que ele deve procurar em uma esposa), ela estabelece um ideal elevado que elogia a virtude virtuosa. mulheres como um todo, ao mesmo tempo em que nos dá um alto padrão pelo qual trabalhar.

2. Maria Madalena

Maria Madalena aparece em apenas 12 versículos na Bíblia, então há muito que não foi dito sobre seu papel na vida de Jesus.

Apesar dos equívocos que a cercam e do que outros livros podem ter dito, Maria Madalena na Bíblia não era uma prostituta e não estava romanticamente envolvida com Jesus ou casada com ele.

Aqui está o que sabemos com certeza sobre a história de Maria Madalena com base no que a Bíblia afirma claramente.

  • Jesus expulsou 7 demônios de Maria Madalena (Marcos 16:9);
  • Maria Madalena estava na crucificação (Mateus 27:56);
  • Maria Madalena estava no túmulo vazio de Jesus (Mateus 28:1);
  • Jesus apareceu pela primeira vez a Maria Madalena após sua ressurreição (João 20:16-17);
  • Maria Madalena contou aos discípulos sobre a ressurreição de Jesus (João 20:18).

3. Míriam

Miriam ou Miriã, na Bíblia, pode ser mais conhecida como a irmã mais velha que ajudou a salvar seu irmãozinho da morte certa. A próxima vez que vemos Miriam, ela é uma líder junto com seus irmãos, levando os israelitas através do Mar Vermelho para a liberdade.

Não sabemos nada de sua vida entre Miriã, a criança, e Miriã, a profetisa, na Bíblia, mas enquanto Moisés era um pastor do deserto, ela vivia com seu povo no Egito. E para ser rotulada de profeta, Deus deve tê-la usado muito ali.

4. Lia

Parece que muitos no cristianismo moderno negligenciam Leah. Ela raramente aparece em livros de heroínas da Bíblia. Claro, às vezes ela recebe uma menção entre parênteses em um sermão.

Mas, recentemente, percebi que temos muito a aprender com Leah.

A verdade é que as escrituras nos dão mais detalhes sobre a aparência de Leah, relacionamento com sua irmã, seu casamento e sua maternidade do que muitas outras mulheres que enchem livros de estudo bíblico.

5. Rute

A história de Rute na Bíblia começa com uma família (Elimelec, sua esposa Noemi e 2 filhos) que deixou Belém por causa da fome na terra e se mudou para o país Moabe.

Os dois filhos casaram-se com mulheres moabitas; Orfa e Rute. Então acontece o impensável: Elimeleque e seus dois filhos morreram.

Rute escolheu NÃO abandonar sua sogra, e é essa decisão de lealdade e responsabilidade que diferencia Rute com o notável caráter de integridade.

6. Abigail

A história de Abigail em Samuel 25 é uma delas. Como uma jovem mulher casada, Abigail na Bíblia não estava vivendo feliz para sempre. Em vez disso, ela se viu em uma situação aparentemente impossível e aterrorizante.

E, no entanto, de alguma forma, ela foi capaz de olhar para uma história muito maior que a dela e encontrar força na tempestade. Ela fez um movimento corajoso. Deus honrou sua coragem, e ela desempenhou um papel fundamental em sua narrativa maior.

7.  Maria e Marta

Maria e Marta na Bíblia eram amigas de Jesus. Eles receberam Jesus e seus seguidores em sua casa.

Maria e Marta tinham duas abordagens completamente diferentes de adoração. Maria estava sentada aos pés de  Jesus , ouvindo-O, enquanto  Marta estava preocupada e distraída com os preparativos para os convidados. Marta sentiu-se sozinha em seu serviço, então ela pediu a Jesus que dissesse à sua irmã para dar uma mão.