Personagem bíblico e corânico, tema de muitos filmes, Salomão, filho de Davi, intriga por sua trajetória: profundamente sábio, rico e pacífico, terminou sua vida na idolatria.

Rei Salomão é um personagem bíblico que aparece nos livros de Samuel e Reis. Sua existência histórica não está cientificamente estabelecida, mas estima-se por volta de 950 aC. Segundo a Bíblia, Salomão é filho do rei Davi e Bate-Seba. Ele ascendeu ao trono com a morte de seu pai, enquanto ele tinha muitos meio-irmãos mais velhos elegíveis para sucessão.

A história de Salomão

Davi era muito velho. Ele tinha sido rei de Israel por quarenta anos. Ele era um bom rei tentando servir a Deus. Mesmo cometendo erros, David ainda estava arrependido e tentou fazer melhor. O Senhor sabia que Davi tinha um bom coração.

Davi estava prestes a morrer. Ele disse a seu filho Salomão para ser o novo rei.

“Sempre siga o Senhor, Salomão. Obedeça às suas ordens, disse David ao filho. E então Davi morreu.

Quando Salomão se tornou rei, ele orou a Deus e disse: “Oh, Senhor, eu quero ser um bom rei. Quero servir as pessoas e ajudá-las. Por favor, dê-me um coração sábio para que eu sempre possa dizer a diferença entre o certo e o errado. Ajude-me a ser um rei sábio para o povo.

Deus respondeu a oração de Salomão. Salomão tornou-se conhecido em todos os lugares como um governante muito sábio. Ele também era muito rico e famoso. As pessoas vinham de todas as partes para falar com o sábio Rei Salomão. Eles informaram a Salomão de seus problemas e ele lhes deu bons conselhos para ajudá-los.

Certa vez, havia duas mulheres que moravam na mesma casa. Cada mulher tinha um bebê e à noite os bebês dormiam na mesma cama com a mãe.

Uma noite, enquanto as mulheres dormiam, a primeira mulher acidentalmente rolou seu bebê. Infelizmente, seu bebê morreu.

A mulher queria tanto um bebê que decidiu levar o bebê de outra pessoa. Ela entrou silenciosamente no quarto da segunda esposa e trocou de bebê. Quando a segunda mãe acordou, ela encontrou o bebê morto ao lado dela na cama. A princípio, ela pensou que era seu bebê que havia morrido, mas depois percebeu que havia sido enganada. Ela queria seu bebê de volta!

As duas mulheres foram ao rei Salomão. A segunda mulher lhe contou o que havia acontecido.

Ela disse: “Esse é o meu bebê, eu quero meu bebê de volta!”

A outra mãe disse: “Não! É meu bebê. Você não pode tê-lo!

Todos olharam para Salomão. Como ele poderia saber a qual mulher o bebê pertencia? Mas lembre-se que Deus deu sabedoria especial a Salomão.

Porque Salomão era sábio, ele teve uma ideia para descobrir a verdade. Ele ordenou a um de seus servos que lhe trouxesse uma espada. Salomão então disse: “Eu ordeno que o bebê seja cortado ao meio com esta espada.”

A primeira esposa disse: “Ok, isso mesmo. O bebê deve ser cortado ao meio. Desta forma, nenhum de nós terá mais do que o outro.

Mas a outra mulher parecia muito triste. “Não, não corte o bebê ao meio! Eu amo demais o bebê para ver alguém machucá-lo. Prefiro que a outra mulher tenha meu bebê. Não quero que meu bebê morra.

Salomão tinha feito uma coisa muito sábia. Agora ele sabia qual era a mãe verdadeira e qual não era. Uma mãe ama muito seu bebê e nunca gostaria de ser magoada. Salomão deu o bebê para sua verdadeira mãe.

Todos viram que Salomão era realmente sábio. Todos sabiam que Deus lhe dera sabedoria especial.