Jesus começou seu ministério público em Nazaré. Era a cidade onde ele cresceu e onde viviam todos os seus amigos íntimos e familiares – um lugar onde você pensaria que ele receberia uma chuva de afeto e encorajamento. Mas não foi assim que as coisas aconteceram para Jesus.

A multidão apreciou seus ensinamentos até certo ponto, mas quando suas palavras se tornaram um pouco mais diretas e perturbadoras, a Bíblia diz que seus ouvintes ficaram tão furiosos que tentaram matá-lo (Lucas 4:28,29). Jesus nem mesmo procurou justificar seu ministério: “Mas, passando pelo meio deles, retirou-se“.

De lá, ele viajou para Cafarnaum, onde falou para grandes audiências, realizou milagres e expulsou demônios. E todos ficaram encantados. “Fica conosco, Jesus!” disseram-lhe. “O teu lugar é aqui.” Quem não gostaria de ficar em um lugar onde todos amam e apreciam você? Mas Jesus não se demorou mais em Cafarnaum, porque sabia que outros precisavam ouvir sua mensagem.

Há uma lição importante para nós aqui. Veja, Jesus não estava agindo por rejeição ou aceitação dos outros. Ele estava seguindo as orientações do Espírito de Deus. Se você puder aprender a seguir a Deus, quer seja aceito ou rejeitado, estará no caminho certo para cumprir seu chamado de alcançar os outros. E neste dia, comece orando.

Oração do dia

Meu Senhor, meu amado Deus, me ajuda a entender aqueles que se recusam a evoluir ou que recusam a minha ajuda, bem como a livrar-me de tantas falhas e equívocos, me ilumina com todo o teu saber para que eu seja capaz de seguir o rumo certo.

Para que eu seja capaz de decidir de forma clara as melhores coisas e situações da minha vida, eu peço a sua ajuda, Senhor,

Conduza-me no caminho seguro que me transformará com esperança e muitas bênçãos, e não de lágrimas.

Meu Senhor, Deus! Deixe-me ir até você com passos protegidos para que eu não me perca nos problemas da vida. Com sua graça, iluminando meu caminho, eu então entenderei aqueles que não conseguem reconhecer o Teu valor.

Obrigado, meu Senhor, pela vida que você me destes.

Amém”.

Pensamento e mensagem do dia

Você já tentou ajudar alguém que na verdade não queria ser ajudado? Às vezes pensamos que, se pudéssemos explicar as coisas com um pouco mais de clareza ou ser uma testemunha melhor, poderíamos ajudar essa pessoa. Mas devemos discernir quando é apropriado nos absolvermos da responsabilidade mal colocada.

Quando Jesus enviou seus discípulos em Mateus 10, ele lhes disse que se os habitantes de uma cidade os rejeitassem, eles deveriam sacudir a poeira de seus pés e mudar de lugar.

O que essa palavra significa para os cristãos hoje? A ideia é que, se alguém não quiser ser ajudado, podemos continuar a orar por essa pessoa, mas não precisamos tentar mudá-la nós mesmos.

O mundo está cheio de pessoas famintas, sofredoras e carentes que receberiam de bom grado o menor gesto de amor ou encorajamento que você pudesse dar a elas. Por isso, não se deixe travar quando alguém o rejeitar. Faça o que Jesus fez. Vá para o próximo e assim por diante até encontrar alguém que aceite o que você tem para dar.