Comece seu dia com a seguinte frase: “A paciência é uma maneira pela qual Deus responde à nossa fraqueza para nos dar tempo para mudar”. Com isso em mente, siga para a oração do dia! 

Oração do dia

Senhor Jesus Cristo, 

muitas vezes tenho sido impaciente.

Eu queria desistir de tudo, eu queria ceder à dor.

Eu queria escolher o caminho mais fácil: o desespero.

Você nunca perdeu a paciência.

Você suportou uma vida inteira e sofreu

Para me salvar também. 

Trago-te a minha dor: enche-me com a tua alegria.

Trago-te a minha solidão: coloca a tua presença em mim.

Trago-te os meus conflitos: coloca a tua paz em mim.

Trago-te os meus fracassos: faz germinar em mim o teu futuro.

Amém.

Mensagem e pensamento do dia

Simeão – revela São Lucas – “esperava a consolação de Israel” (Lc 2,25). Alcançando o Templo, no momento em que Maria e José trouxeram Jesus, ele acolhe o Messias em seus braços. Aquele que reconhece no Menino que surge para trazer luz ao povo é um velho que esperou pacientemente que se cumprissem as promessas de Deus. Ele esperou pacientemente.

Considerando a paciência do velho Simeão, toda a sua vida ele esperou e exercitou um coração paciente. Na oração, teve o aprendizado de que Deus não vem em situações extraordinárias, mas procede em sua obra de forma monótona, cotidianamente, no ritmo às vezes cansativo das atividades, nas pequenas coisas que continuamos a fazer com tenacidade e humildade ao procurar fazer sua vontade. 

De modo a caminhar pacientemente, Simeão não ficou abatido pela passagem do tempo. Ele agora é um homem velho, mas a chama em seu coração ainda está queimando; em sua longa vida, ele às vezes foi magoado, desapontado, e ainda assim não perdeu a esperança; com paciência cumpre a promessa, — cumprir a promessa — sem se deixar invadir pela amargura do passado ou por aquela melancolia resignada que surge quando se chega ao crepúsculo da vida. 

A esperança da expectativa exprimiu-se nele na paciência quotidiana de quem, apesar de tudo, permaneceu vigilante, até que finalmente “os seus olhos viram a salvação” (cf. Lc 2,30).

A paciência de Simeão é, portanto, um espelho da paciência de Deus. Da oração e da história de seu povo, Simeão aprendeu que Deus é paciente. Com sua paciência, ele “nos exorta à conversão” (Rm 2,4).

Este é o motivo da nossa esperança: Deus está esperando por nós sem nunca ficar cansado. Deus aguarda por nós. Quando nos afastamos Ele nos levanta, quando caímos Ele nos levanta, quando voltamos para Ele depois de nos perdermos Ele nos espera de braços abertos. Ele é paciente.