Saber quais são os benefícios da fé para o ser humano é muito importante, pois já é comprovado pela ciência alguns benefícios que a religiosidade pode oferecer para as pessoas. Para isso, apresentamos os principais benefícios.

Conheça os benefícios da fé para o ser humano

Embora pareça que a ciência odeie as igrejas, a religiosidade, saiba que isso não é verdade. Devido a ciência ter como objetivo estudar maneiras de proporcionar mais bem-estar às pessoas, ela vem estudando os benefícios da fé para o ser humano.

Durante esse estudo realizado com grupos de pessoas que são cristãs, chegou à conclusão de que ter fé possui benefícios. Dessa forma, ao longo deste artigo você vai conferir de que forma a sua fé pode contribuir para a saúde.

Sendo assim, a fé pode fazer bem tanto para sua saúde mental quanto física. Vale ressaltar que os pesquisadores chegaram à essa conclusão por meio de pessoas que vivem sua fé de forma saudável, ou seja, onde não há uma punição para que se tenha fé, é de livre e espontânea vontade da pessoa. Portanto, confira a seguir com mais detalhes sobre cada um dos tópicos a seguir!

Saúde mental

O primeiro benefício que foi comprovado pelos cientistas foi uma melhor qualidade na saúde mental dessas pessoas que tinham fé. Durante os experimentos foi estudado e observado os momentos de orações e de que forma eles interferiam na saúde dessas pessoas.

Foi comprovado que durante as orações as pessoas exercitam sua gratidão, de modo que isso causava-lhe um bem-estar, um sentimento de satisfação com a vida. Por vez, esse sentimento impedia que elas sentissem intensa tristeza diante dos momentos de dificuldade, logo elas possuíam menos distorções cognitivas, ou seja, pensamentos distorcidos em relação ao seu futuro.

Lembrando que os benefícios da fé para o ser humano são estudados desde a década de 80 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Dessa maneira, ao longo desses anos já foram realizados diversos estudos sobre essa temática em diferentes países do mundo. Portanto, a fé pode ajudar as pessoas a superarem depressões e a ansiedade.

Mais saúde física

Além de ajudar na saúde mental das pessoas, a fé permite que as pessoas tenham mais saúde física. Para os cristãos, grupo estudado pelas pesquisas, devido acreditarem que o seu corpo é um templo de Deus, logo eles se sentem no dever de cuidar bem do corpo para que possam receber o Espírito Santo (1 Coríntios 6.19-20).

Desse modo, as pessoas dos estudos começam a se alimentar de forma mais saudável, praticar atividade física e até mesmo cuidar mais da beleza. Consequentemente, como resultado positivo essas pessoas passam a ter menos chances de desenvolverem diabetes, hipertensão, doenças respiratórias, acidentes vasculares cerebrais e problemas renais, por exemplo.

Por último, saiba que em 2001 foi realizado um estudo nos Estados Unidos Centro Nacional de Adição e Abuso de Drogas, onde chegou ao resultado de que pessoas que não seguem uma religião, fazem o consumo maior de drogas e álcool do que as que seguem uma religião. Isto é, pessoas que não consideram a religião importante em suas vidas não se importam tanto com a sua saúde quanto as que possuem fé. 

Interações sociais

Por fim, ter fé permite que você socialize e isso é muito importante para o bem-estar humano e para se ter uma ótima saúde mental. Afinal, nós somos seres sociais, desde nossa existência sempre estamos em grupos, então por mais que uma pessoa seja introvertida e goste de ficar mais em casa, em um determinado momento ela precisa de interações sociais.

Assim sendo, para comprovar essa hipótese, foram realizados estudos na Europa onde a maioria das pessoas que tinham fé disseram que participavam de algum grupo relacionado à igreja que frequentava. Tendo um senso de comunidade, onde a pessoa faz amigos, ela passa a ter uma rede de apoio à qual pode contar nos momentos de dificuldade.

Diante de tudo que foi citado acima, não resta mais dúvidas dos diversos benefícios que a fé pode proporcionar. Capaz de modificar a maneira como uma pessoa pensa e interferir em como se sente, a fé começou a ser estudada chegando à conclusão que ela possui benefícios.