Na Bíblia, a palavra ministério significa serviço, mas aqui é um ministério particular. Existem vários dons ministeriais dados pelo Senhor Jesus à sua Igreja, estes vêm do próprio Deus, por exemplo, um bom pregador não é um dom ministerial do Senhor para sua Igreja. Nem são os dons do Espírito Santo mencionados em Coríntios 12.

Quais são os 5 ministérios da Bíblia?

Em sua Carta aos Efésios, Paulo escreveu cerca de 5 ministérios diferentes. Esses ministérios são os dons de Jesus para sua igreja. Em Efésios 4:8, Paulo escreveu: “No tempo de sua ascensão, ele (Jesus) deu dons aos homens”. Em Efésios 4:11, Paulo expressa quais são esses ministérios:

  • Apóstolos;
  • Profetas;
  • Evangelistas;
  • Pastores;
  • Professores (Médicos).

Apóstolos

O APÓSTOLO

O apóstolo de acordo com a Palavra de Deus é um enviado ou mensageiro (apostolos do grego). A Bíblia nos diz que Jesus foi o primeiro apóstolo em Hebreus 3:1 “…considere o apóstolo e sumo sacerdote da fé que professamos. “.

Ele mesmo diz: “Como o pai te enviou, eu mesmo te envio” João 20:21. O apóstolo é, portanto, enviado por Cristo, como Cristo foi enviado pelo Pai, sempre à frente dos ministérios dados por Deus (1 Coríntios 12:28; Efésios 4:11).

Os sinais do apóstolo são indicados por Paulo (2 Coríntios 2:12-12) como tendo sido experimentados por ele mesmo: paciência infalível, sinais, maravilhas e milagres.

Os sofrimentos do apóstolo são tais que foi necessária a manifestação do fruto do Espírito (Gálatas: 5:22-23) para poder suportá-los.

Profetas

Novamente Jesus é o modelo (Atos 3:22). O profeta do Antigo Testamento era um porta-voz ungido pelo Espírito. Ele falou por Deus, que lhe ensinou o que dizer e fazer (Miquéias 3:8; Êxodo 7:1, 4:15).

No Novo Testamento encontramos claramente designado pelo nome de profeta: Ágabo em Atos 11:27-28, Judas e Silas em Atos 15:32, os apóstolos fundadores Efésios 3:1-5 (Apocalipse 10:7; Mateus 5:12).

Alguns profetas são mencionados sem serem nomeados (Atos 11:27,13:1, Efésios 3:5).

Os profetas do NT falam principalmente para a Igreja, mas podem receber palavras para as nações (Apocalipse 10:9-11).

O profeta fala sob o impulso de uma súbita inspiração do Espírito.

Pode revelar eventos futuros Atos 11:28 “Um deles, chamado Ágabo, levantou-se e declarou pelo Espírito que haveria uma grande fome em toda a terra.

Ela chegou, de fato, sob o comando de Claude. (Atos 21:10-11; 11:27-30) ou dar a mente do Espírito em geral. Ele é um pregador do Evangelho no Novo Testamento.

Evangelistas

De acordo com a definição da palavra grega, o evangelista é um mensageiro que traz boas novas. Designa alguém cujo ministério é pregar, anunciar, as Boas Novas do Senhor Jesus Cristo.

No NT, esse nome é dado àqueles que anunciam as Boas Novas de Jesus Cristo, como Filipe, o Evangelista. Esta palavra aparece muito poucas vezes no Novo Testamento. Atos 21:8 “Saímos no dia seguinte e viemos para Cesaréia.

Tendo entrado na casa de Filipe, o Evangelista, que era um dos sete, nos hospedamos com ele. O anúncio da Boa Nova não diz respeito apenas aos evangelistas, mas a todos aqueles que, redimidos pelo Senhor Jesus Cristo, são seus discípulos e suas testemunhas:

No entanto, isso não significa que todos sejam evangelistas de acordo com esse ministério específico, que designa alguém ungido com uma unção particular, dada pelo Senhor, conforme Efésios 4:11.

É claro que haverá uma diferença entre um cristão que evangeliza e um ministério talentoso de evangelista que terá uma unção particular de Deus,

Sua mensagem tocará poderosamente e perturbará os corações, ele será acompanhado pelo sobrenatural divino (curas milagrosas, livramentos por exemplo).

Pastores

A palavra “Pastor” é encontrada muito poucas vezes também no NT e em três passagens, diz respeito ao Senhor Jesus Cristo, nosso Pastor soberano (Hebreus 13:20; 1 Pedro 2:25 e 1 Pedro 5:4).

No Antigo Testamento, encontramos mais frequentemente aplicado aos governantes de Israel, com o significado de “pastores”, aqueles que apascentam o rebanho, que conduzem o povo.

Jeremias 23:1 diz: “Ai dos pastores que destroem e dispersam o rebanho do meu pasto! diz o Senhor. João 10:11 anuncia “Eu sou o bom pastor.

O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. E em 10:27 “As minhas ovelhas ouvem a minha voz. O pastor também é chamado de ancião (Atos 20:17, Timóteo 1:5) ou bispo (1 Timóteo 3:1).

Ezequiel capítulo 34 descreve lindamente a natureza do pastor que o Senhor deseja para seu povo. No NT encontramos a expressão “apascentar a Igreja do Senhor”.

Atos 20:28 nos lembra: “Olhai, pois, por vós mesmos e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja do Senhor, que ele resgatou com seu próprio sangue.

“Assim, o pastor é aquele que recebeu a tarefa de alimentar, cuidar e zelar pelo rebanho. Isso se faz por seu ensinamento, sua proximidade, por ajudar os crentes a andar segundo o modelo.

Professores (Médicos)

O ministério de ‘doutor', ou seja, de ensinar, é sem dúvida a capacidade dada pelo Senhor àqueles que terão de explicar, fazer entender as Escrituras e sobretudo levar aqueles que creram a observar o ensinamento (Mateus 28.20). 

Este ministério também mencionado nos Atos, dá a quem o recebe, a capacidade de explicar as partes difíceis das escrituras e trazê-las ao alcance de todos. Embora esteja intimamente ligado ao ministério de pastor, a essência se baseia no ensino.

Podemos ver abaixo o bem que este ministério pode fazer à Igreja por causa de: a importância do ensino: para a edificação, o crescimento, a estabilidade, o equilíbrio daqueles que formam o corpo de Cristo, sua Igreja.

Ele deve ser puro, íntegro, conforme o pensamento de Cristo Tito 2:7-8 “… dando ensino puro, digna, sã, irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo mal algum a dizer”. Através da importância do ensino é definido o papel do médico.